IGREJA PRESBITERIANA DE TATUÍ
ESQUINA DA RUA 13 DE MAIO COM A XV DE NOVEMBRO - Casa demolida
FÁBRICA SÃO MARTINHO
MOINHO DE TRIGO - BUNGE
RUA ONZE DE AGOSTO
MUSEU PAULO SETÚBAL - Antiga cadeia pública
AVEENIDA DAS MANGUEIRAS
VISTA AÉREA DA CIDADE
Blog destinado a preservar a história de meu pessoal, com fatos verídicos, sendo que alguns deles aconteceram, outros não.
IGREJA PRESBITERIANA DE TATUÍ
ESQUINA DA RUA 13 DE MAIO COM A XV DE NOVEMBRO - Casa demolida
FÁBRICA SÃO MARTINHO
MOINHO DE TRIGO - BUNGE
RUA ONZE DE AGOSTO
MUSEU PAULO SETÚBAL - Antiga cadeia pública
AVEENIDA DAS MANGUEIRAS
VISTA AÉREA DA CIDADE
Capital da Música
Tatuí está situada a uma altitude de 645 m. do nivel do mar, constituída de terrenos planos com pequenas elevações. De clima quente e inverno seco, temperaturas amenas e um ar puro, livre da poluição das grandes cidades. Situada a 145 km de São Paulo, proporciona acesso a todas as facilidades das grandes cidades. A sua topografia se mostrou excelente para a criação de cavalos puro-sangue . Em sua população de cerca de 90.000 habitantes encontramos migrantes de todo o pais, bem como japoneses , italianos, espanhóis e portuguêses. Em Tatuí, vemos prédios modernos, contrastando com construções antigas. Aqui encontramos também o prédio da Fiação S. Martinho, verdadeiro marco do progresso industrial que a cidade viveu no inicío do século. |
Dados Históricos |
A povoação foi originária de uma capela com o nome de S. João Benfica, que depois mudou para o lugar onde hoje é a cidade de Tatuí . Fundada pelo Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão,no dia 11 de Agosto de 1826, data em que procedeu-se a demarcação e medição das terras então doadas. A primeira rua a ser demarcada foi a atual Rua XI de Agosto. Tatuí teve os seguintes nomes: Tatuuvu, Tathuhu, Tatuhivi, Tatuhi, Tatuy e finalmente Tatuí , palavra de origem indígena que quer dizer: Rio dos tatus. |
Feijoada
Por José Orlando (Bolinha), do Bolinha (www.bolinha.com.br)
Ingredientes
(para 10 pessoas)
500 g de carne-seca bovina
500 g de costela de porco salgada ou defumada
400 g de lombo de porco defumado ou salgado
200 g de paio
500 g de lingüiça portuguesa
200 g de língua de boi defumada
50 g de pé de porco salgado (opcional)
50 g de orelha de porco salgada (opcional)
50 g de rabo de porco salgado (opcional)
1,5 kg a 2 kg de feijão-preto
300 g de cebola picada
150 g de alho picado
100 ml de azeite extravirgem
6 folhas de louro
2 laranjas com casca
Passo a Passo
1/ Coloque o feijão de molho por dez horas
2/ Limpe bem as carnes salgadas (costela, carne-seca e lombo, caso opte pelo salgado), tirando o excesso de gordura e de nervuras. Deixe-as de molho por 24 horas para tirar o sal, trocando a água de três a quatro vezes. Coloque gelo na água, para ajudar a conservar.
2/ Ferva as carnes salgadas junto com a língua defumada, em peças inteiras, em fogo alto. De 40 minutos a uma hora depois, desligue e jogue a água fora, para eliminar o excesso de gordura.
3/ Lave-as bem e cozinhe-as de novo junto com o feijão, as folhas de louro e as laranjas em metades. Para manter a cor do feijão, use no cozimento a água na qual ele ficou de molho. Se desejar, deixe o pé, a orelha e o rabo de porco na panela por, no máximo, 30 minutos (apenas para dar gosto).
4/ Após uma hora, retire as laranjas e coloque a lingüiça, o paio e o lomb (caso opte pelo defumado), todos em pedaços grandes.
5/ Após meia hora, teste o grau de cozimento das carnes com um garfo. Vá retirando e reservando as que estiverem no ponto. À medida que a água for secando, vá acrescentando mais água quente.
6/ Durante todo o cozimento, tire com uma concha a gordura que aflora na superfície da panela.
7/ Em uma frigideira, doure a cebola e o alho no azeite previamente aquecido e coloque uma concha do feijão com seu caldo. Misture bem e deixe cozinhar por um minuto. Coloque essa mistura na panela de feijão.
8/ Corte as carnes que estavam reservadas em pedaços pequenos e volte-as para a panela com o feijão. Deixe cozinhar por entre 15 e 20 minutos em fogo brando. Se necessário, corrija o sal.
9/ Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite.